DIA DO POLICIAL MILITAR
“QUANDO
VOU NUMA OCORRÊNCIA, QUE EU CONSIGO RESOLVER E VER O CIDADÃO FELIZ, EU ESTOU
TAMBÉM FELIZ”
Homem de sorriso fácil e de muitos amigos, este é o sargento Márcio. O praça, que é aracajuano e está na Corporação há 21 anos, executa as suas funções na Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) há uma década. Aqui, o militar, esposo e pai, imprime em sua fala a simpatia, o profissionalismo e a satisfação de servir à sociedade.
Confira a entrevista na íntegra:
Por Dulciana Rezende e Sivirino Barbosa
Ascom/PM – Como a Polícia Militar surgiu em sua vida?
Sargento Márcio – Surgiu praticamente como um sonho de adolescente de ser um militar. O meu verdadeiro sonho era ser um militar do Exército, das Forças Armadas, só que eu fui dispensado por excesso de contingente e fiquei muito triste por não ter conseguido realizar este sonho. Quando eu saí do 28 BC encontrei com uns colegas de colégio, que disseram: rapaz, não fique triste, vamos fazer o da polícia. Naquela época eu estava com 18 anos e não me imaginava um policial militar, mas achava bonito ser militar e usar farda. E aí foi quando eu fui, na época eu não trabalhava, pedi o dinheiro à minha mãe para fazer a inscrição, fiz o concurso passei e até hoje estou na Polícia Militar.
Ascom/ PM - O senhor se imagina em outra profissão?
Sargento Márcio – Não, eu não consigo me imaginar em outra profissão. Hoje eu gosto muito de ser policial militar, abracei essa causa e espero me aposentar aqui na Polícia Militar.
Ascom / PM – Como avalia a sua trajetória profissional na PM?
Sargento Márcio – Uma trajetória de bastante sucesso. Graças a Deus, aqui eu consegui muitas amizades boas, trabalhei em muitas Companhias, que eu adorei passar, e acho a minha trajetória ótima.
Ascom/ PM – Qual foi o seu melhor momento na Corporação?
Sargento Márcio – O meu melhor momento foi quando eu consegui ser sargento da Polícia Militar, foi uma realização. É você seguir a sua carreira hierárquica, depois de trabalhar na polícia e conseguir ser promovido, foi o melhor momento para mim.
Ascom/ PM – Quais as suas principais qualidades enquanto policial militar?
Sargento Márcio – O comprometimento com a Instituição; a ética profissional; o profissionalismo; ‘amigueiro’, porque eu adoro fazer amizades, tenho muitos amigos e acho que não tenho inimigos dentro da polícia. Uma das qualidades que eu gosto mesmo é de servir a sociedade, para mim, quando vou numa ocorrência, que eu consigo resolver e ver o cidadão feliz, eu estou também feliz.
Ascom/ PM – Se tivesse a oportunidade de falar à sociedade sergipana, o que diria?
Sargento Márcio – Eu diria a ela que acredite na Polícia Militar, é ela que está na rua diuturnamente para lhe dar segurança, para lhe dar uma melhor qualidade de vida. Você deve acreditar na Polícia Militar, não só na hora em que você precisa, mas sem precisar também dela.
Ascom/ PM – Nestes 21 anos de Corporação, alguma ocorrência marcou a sua vida?
Sargento Márcio – Uma das ocorrências que mais marcou a minha vida foi quando um cidadão vinha num veículo, avistou a viatura e pediu ajuda, porque a senhora já estava em fase de parto e, como ele não tinha sirene no veículo, ficava difícil fazer a condução até o hospital. Então, nós a colocamos dentro da viatura, no meio do caminho ela começou a ter a criança e aí nós auxiliamos. Ela teve a criança dentro do veículo, nós a conduzimos à Hildete Falcão e lá foi que conseguiram cortar o cordão umbilical da criança e, graças a Deus, tanto a mãe como a criança ficaram bem. Foi uma ocorrência que marcou muito, foi a primeira vez que eu vi uma criança, uma vida nascendo na minha frente.
Ascom/ PM – Como é a relação da sua família com a profissão?
Sargento Márcio – Eu acho que é um pouco fácil, por você ser um bom profissional, fazer a coisa certa. Então, sua família se sente um pouco orgulhosa, de ver que você está trabalhando em prol da sociedade. Eu não tenho rejeição dentro da minha família por ser policial militar, pelo contrário, eles até têm orgulho, ficam felizes quando veem você na televisão e dizem: ‘eu vi você na televisão, você fez uma prisão’. Eu acho esse relacionamento bom e gosto, não só com a minha família, mas também com os meus amigos.
Ascom/ PM – O que o senhor diria ao jovem que tem o sonho de entrar para a PM?
Sargento Márcio – Que aqui ele vai encontrar uma polícia que está evoluindo e trabalhando cada vez mais para a sociedade, para termos uma segurança pública melhor. Vocês que pensam em ser policial militar, já venham com esse instinto, de dar segurança à sociedade, de fazer de tudo para que a sociedade hoje esteja segura. Então, venham com este intuito de ser um bom policial militar.
Para encerrar, eu quero agradecer do soldado mais recruta até o coronel mais antigo por essa oportunidade de demonstrar a satisfação que a gente tem de estar na polícia e mostrar que a polícia está evoluindo muito. Quero agradecer a todos que estão fazendo de tudo por uma Polícia Militar melhor.
SGT MARCIO PRETINHO COMO E CONHECIDO
POR TODOS.