Durante a noite de ontem, 24, policiais militares lotados na Companhia de Radiopatrulha realizaram uma operação na comunidade conhecida como Morro do Cruzeiro, localizada entre os bairros 18 do forte e Santos Dumont.
De acordo com o comandante da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), capitão George Melo, várias denúncias de populares informavam sobre a ocorrência de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, roubos, homicídios ligados ao tráfico e restrições a liberdade de ir e vir dos moradores.
A operação foi planejada com quatro guarnições, formadas por três policiais cada uma. Os policiais já detinham a informação de que três casas na Travessa Luís Machado estariam sendo utilizadas para intenso tráfico de entorpecentes. As guarnições seguiram para o local indicado e encontraram três armas de fogo, sendo dois revólveres calibre .38 e um de calibre .32, além de 22 munições e 1,16 Kg de maconha bruta, 11 papelotes da droga prontos para a venda, 2 gramas de cocaína, nove pedras de crack e uma balança de precisão.
Durante a ação, foi encontrado em um dos imóveis utilizados para o tráfico um homem de iniciais RCC, que estaria trancado e sem acesso à área onde estavam os entorpecentes. O material custodiado foi encaminhado ao DENARC.
Ainda durante a operação, a guarnição Leão 14 transitava pela Avenida Maranhão quando foi acionada por populares que informaram um assalto a uma confeitaria, os militares reuniram informações sobre os suspeitos e chegaram a Alisson dos Santos e um adolescente de 17 anos, com as mesmas características descritas pelas vítimas. Na cintura de Alisson foi encontrado um revólver calibre .38, com o brasão da Polícia Militar. A dupla foi encaminhada à Delegacia Plantonista. Está sendo investigada a causa pela qual a arma utilizada pelo infrator tinha o brasão da Polícia Militar.
Arma da PMSE apreendida |
Para o capitão George, mais uma vez se destaca a participação da comunidade no trabalho policial, embora um crime tenha ocorrido durante a execução da operação, o interesse central é de apreender armas e retirá-las de circulação antes que os sinistros criminosos ocorram, mas, para dar continuidade a essas ações é primordial a participação das comunidades.
Até agora foram apreendidas 156 armas de fogo em 2011 pela CPRp.
Cb Moisés, Cb Paulo, Cb Isaías, Cb Elias, Sd Fabrício, Sd Chagas, Sd Vinícius, Sd Adson, Sd Dos Santos, Sd Nildo, Sd Marcos e Sd Sérgio.